Doubles OU: Vencedores e Perdedores da Transição de Geração

Feito por Memoric. Traduzido por Luna e Randomnick.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art by LifeisDANK

Arte por LifeisDANK.

Introdução

Já faz mais de meio ano desde o lançamento de Sun & Moon, e agora que o pó da busca em todos os cantos do metagame passou, a viabilidade dos principais Pokémon foi praticamente estabelecida. Com a introdução da nova geração vieram novos Pokémon, novas mecânicas e mais coisas que abalaram Doubles OU até a alma; com Z-Moves, os Guardiões das Ilhas e alguns Pokémon antes banidos no cenário de Smogon Doubles, o jogo mudou dramaticamente.

Como SM trouxe algumas mudanças menos do que sutis, Pokémon que estavam aqui antes — os Mega Kangaskhans, os Talonflames e os Rotom-Ws — enfrentaram uma sacudida e tanto em suas viabilidades. Conforme os Tapus prosseguiram para moldar o metagame como peças essenciais de SM Doubles OU, as transições de XY passaram por um período de ajuste, alguns agora em pé mais fortes do que jamais foram e outros praticamente apagados do mapa. Quais Pokémon foram os vencedores da transição da geração? E quais foram os perdedores? Continue lendo!

Os Vencedores

Snorlax

Snorlax

Após ser basicamente irrelevante na geração passada tirando alguns memes da ladder, Snorlax agora ascendeu para ser uma das ameaças mais perigosas em Doubles OU. A transição para SM foi particularmente gentil com ele; à parte de se beneficiar de um metagame mais lento que é muito grosseiro para Fighting-types (mais sobre isso depois), o que Snorlax ganhou de SM é uma sofisticada mudança de mecânica: as Berries Figy, Wiki, Mago, Aguav e Iapapa agora curam 50% do HP. Embora Snorlax antes não fizesse nada em particular além de ser um Mega Kangaskhan bem pior, ele agora é capaz de funcionar como um setup sweeper com Curse e Recycle e, em conjunto com Gluttony, ele agora tem o recovery confiável o suficiente que ele nunca teve. Mesmo que ele seja geralmente uma wincon, Snorlax também pode funcionar como um ótimo e prático pivot, já que sua Berry lhe permite ignorar ataques facilmente, curando-se após levar um golpe forte sem perder muito momentum. Com o seu bulk natural já bastante alto e o metagame lento e predominantemente focado em Special Attack, Snorlax não encontra dificuldades em achar o momento certo de se curar ou fazer setup para ganhar o jogo.

Tyranitar

Tyranitar

Ridicularizado como muito superestimado e tendo uma usagem medíocre em XY, Tyranitar agora ascendeu para ser uma escolha muito capaz em SM. Embora os wallbreakers que o atrapalhavam na última geração ainda estejam por aí, houve uma grande mudança de cenário: no metagame de SM, a maioria dos Fighting-types não são mais boas escolhas e a maioria das ameaças são special attackers. Embora sua relativa lentidão e sua combinação de tipos medíocre uma vez o fizeram ser considerado um risco, Tyranitar agora está experienciando um ressurgimento, pois sua combinação de tipos e sua Special Defense muito alta aumentada por sand em conjunto com a Speed baixa geral de SM o fazem uma ótima escolha no metagame. Com a influência de Misty Surge de Tapu Fini apagando qualquer traço de Will-O-Wisp no metagame, Tyranitar agora não tem receios com o seu stat de Attack (além de Intimidate) e consequentemente é capaz de funcionar como um dos poucos physical attackers destrutivos na tier, capaz de usar uma variedade de sets como Choice Band, Dragon Dance e assim por diante. Sua combinação de tipos agora também é um recurso, já que o retorno de Mega Salamence, a ascensão de Zapdos e a sempre ameaçadora presença de Hoopa-U fizeram com que ele fosse um escolha muito efetiva como counter. Uma vez classificado como "Por Favor, Não" junto a Hitmontop e Scizor em XY, Tyranitar agora está provando no metagame de SM que ele realmente não é algo para se descartar.

Zapdos

Zapdos

Uma vez ofuscado por Rotom-W e Thundurus, Zapdos agora é altamente considerado como um dos dois principais Electric-types em SM, junto de Tapu Koko. Isto pode ser atribuído a algumas coisas: o metagame se tornando mais lento, a influência de Misty Terrain e a introdução de Psychic e Misty Seed. Enquanto os traços característicos de Rotom-W e Thundurus despencaram de valor (mais sobre isso depois), a capacidade de Zapdos de funcionar como um tank Electric-type muito capaz com recovery confiável aumentou o interesse nele consideravelmente. Diferentemente dos dois que caíram em desgraça, Zapdos não é dependente de nenhum move causador de status para poder fazer seu trabalho e tem acesso a recovery confiável em Roost, o que é valioso num metagame que mudou para algo mais lento e menos dependente de oscilações de momentum. Zapdos agora é um dos melhores pivots no metagame, pois fornece um notável suporte para a equipe com Tailwind e faz check absoluto a todo o metagame, incluindo os reintroduzidos Mega Salamence e Shaymin-S, com seu tremendo special bulk aumentado por uma Seed, sólida combinação de tipos defensiva e excelente coverage neutra com Thunderbolt e Hidden Power Ice.

Deoxys-A Mega Metagross

Deoxys-A e Mega Metagross

Estes dois já eram excelentes o suficiente em XY. Contudo, o jogo inteiro mudou para eles já que duas coisas aconteceram em SM: a introdução de Tapu Lele e o banimento de Jirachi. O que isso significou para a dupla é que eles agora são capazes de levar a ruína às equipes adversárias, uma vez que o desaparecimento de uma ameaça que poderia redirecionar e aguentar seus ataques facilmente permite-lhes arrasar inimigos com ataques devastadores intensificados por Psychic Terrain. Sob Psychic Terrain, Deoxys-A basicamente destrói adversários com Psycho Boost, com alguns sets até optando por usar Choice Specs para devastação absoluta, enquanto Mega Metagross traz consigo a temível combinação de versatilidade e poder. Embora todo esta engenhoca possa ser interrompida mudando o Terrain ativo para outra coisa, isso não é grande coisa para os dois, pois seus golpes ainda doem, e caso um Tapu diferente entre, isso significa que algo levará um golpe bem forte na switch in ou um dos dois já conseguiram um KO, significando que já fizeram seus trabalhos como atacantes. A introdução Tapu Koko e Electric Surge também caíram como uma bênção para Mega Metagross, permitindo-lhe eficientemente usar um set all-out attacking com Meteor Mash / Thunder Punch / Ice Punch que esbanja uma coverage perigosa; Mega Metagross também é um check bastante confiável a... os mesmos cores PsySpam que o usam, já que a sua combinação de tipos lhe dá uma resistência quádrupla a ataques Psychic-type. Não se engane. Esses dois acordaram para se tornarem os atacantes mais perigosos do metagame de SM DOU.

Zygarde

Zygarde

Após uma geração de total irrelevância, um novo move foi tudo que bastou para tornar Zygarde uma grande ameaça: Thousand Arrows. Com a introdução deste move Ground-type capaz de atingir todos os Pokémon oponentes incluindo Flying-types e usuários de Levitate em seu arsenal em SM, Zygarde agora é capaz de funcionar como um perigoso atacante já que o move ostenta uma coverage praticamente perfeita por si só. Thousand Arrows permite que Zygarde apenas faça spam de um único ataque com facilidade e é muito difícil de ser parado por adversários. O novo ataque lhe permite usar um set Dragon Dance, já que agora ele tem aquele ataque perfeito que é ideal para um sweep, já que Landorus-T e outros alvos flutuante são incapazes de irritá-lo como antes e, em primeiro lugar, o bulk e Speed de Zygarde já eram completamente respeitáveis para tal papel. A introdução de Z-Moves ainda também o ajudaram, já que agora ele tem uma opção de poder sem nenhuma desvantagem quanto ao seu item, permitindo-lhe rapidamente passar por inimigos bulky como Tapu Fini e Snorlax que caso contrário tentariam lentamente desgastá-lo. Simplificando, com o seu novo acesso a um move STAB capaz de acertar praticamente todos os Pokémon que oponentes raramente conseguem lidar utilizando o recurso de tipos, Zygarde se tornou um dos setup sweepers mais perigosos da tier inteira.

Bronzong

Bronzong

Bronzong era praticamente um Trick Room Jirachi na última geração, salvo que ele não era Jirachi e era, em muitos aspectos, pior. Contudo, ele fez um belo de um ressurgimento em SM; com a introdução de Z-Moves, Bronzong ganhou acesso a Z-Trick Room, que providencia um boost de +1 à sua accuracy além de trazer "dimensões estranhas" ao campo. Isto, junto de Hypnosis, permite-lhe colocar qualquer alvo que quiser para dormir de uma forma semi-confiável, o que é perigoso considerando que Bronzong é bastante "rápido" com Trick Room em campo. Desta forma, Bronzong é capaz de neutralizar ameaças para colegas de equipe, dando-os mais espaço para desempenharem seu trabalho com segurança conforme ameaças seletas são tornadas imóveis. Contudo, nem tudo é bom para Bronzong, já que ele ainda tem que competir com Misty e Electric Terrain, que o previnem de colocar alvos que tocam o chão para dormir. Ter colegas de equipe como Tapu Bulu ou Tapu Lele pode atenuar isto, embora o primeiro seja preferido, já que sua Speed é mais apropriada para Trick Room; como um bônus, com Grassy Terrain enfraquecendo Earthquakes, Bronzong pode confortavelmente usar Heatproof para uma flexibilidade adicional, com o bônus de recovery sendo a cereja em cima do bolo, já que Bronzong não estará mais "flutuando" em um sentido técnico. Em suma, Bronzong se tornou uma ameaça realmente respeitável por si só nesta geração, tornando-se uma das ameaças mais perigosas sob Trick Room com Hypnosis — se ele conseguir acertar o golpe!

Os Perdedores

Terrakion Keldeo Conkeldurr Scrafty Breloom

Todo Pokémon Fighting-type Relevante

Fighting-types eram forças onipresentes no metagame de XY; alguns deles como Keldeo eram ameaças absolutas, outras como Terrakion e Conkeldurr estavam logo antes da nata da nata e alguns poucos como Breloom e Scrafty eram ocasionalmente usados por razões de nicho. Mas aí, tudo isso mudou, quando a Nação do Fogo atacou e SM chegou, trazendo consigo os novos Guardiões das Ilhas e o retorno de Mega Salamence e Shaymin-S. Fighting-types como um todo têm sido muito difíceis de utilizar até agora no metagame de SM por ele ser bastante opressivo; até, Terrakion foi o único capaz de se manter de pé no metagame, já que ele não tem uma fraqueza a Flying e é mais rápido do que os Tapus exceto Tapu Koko, e ele tem sido bastante útil como um atacante forte que pode confiavelmente demolir Snorlax, Tyranitar e Zapdos. Scrafty é um segundo lugar meio longe nesta geração, usado pelo suporte de Fake Out em equipes de Trick Room. Keldeo, outrora no topo do mundo, agora está praticamente extinto, pois Tapu Fini consegue pará-lo sem muito esforço e Tapu Koko e Mega Salamence podem destruí-lo completamente. Parecem tempos sóbrios para este estilo de Pokémon em SM — contudo, o recém-lançado Marshadow está carregando a bandeira muito bem!

Hydreigon Latios Salamence

Hydreigon, Latios e Salamence

Este trio de Dragon-types eram todas ameaças perigosas por si só lá atrás em XY, com todos eles ostentando poder alto, coverage perigosa e suporte valioso em Tailwind. Contudo, o valor deles caiu devido a uma coisa: Misty Terrain. Olha, ser um Dragon-type no metagame de SM não é tão ruim — veja Mega Salamence, Zygarde, Kyurem-B e Kingdra — mas ser um Dragon-type que depende de Draco Meteor para dar um dano decente pode ser um verdadeiro prejuízo. Com o fluxo de Fairy-types e a baixa atratividade de Draco Meteor devido à onipresença de Tapu Fini, usar esses Dragon-types provavelmente trará mais problema do que benefício. O que também não ajuda é que no caso de Hydreigon e Salamence eles literalmente sofrem wall de Tapu Fini, e o metagame não estar preparado para ofensivas rápidas fecha o pacote da utilidade ofensiva e de Tailwind do trio.

Rotom-W Thundurus

Rotom-W e Thundurus

Uma vez os dois melhores Electric-types de Smogon Doubles, a viabilidade deles afundou, já que status se tornou um risco muito maior para utilizar. Com Tapu Fini em praticamente qualquer equipe, estes dois Electric-types causadores de status podem ser bem inconstantes; hoje em dia é bem difícil achar uma oportunidade de utilizar Will-O-Wisp e Thunder Wave como uma ferramenta consistente. Além disso, a presença de Tapu Lele e o nerf em Prankster fizeram a utilidade de Thundurus ainda mais difícil de usar. Com o metagame mais lento e bulky, o jogo de pivot ofensivo dos dois não é mais tão atrativo; os dois foram afastados em favor de Zapdos, que se encaixa muito melhor no metagame, já que é mais bulky, tem acesso a recovery confiável em Roost e depende de Tailwind em vez de moves causadores de status para apoiar sua equipe. Variantes ofensivas de Thundurus também são ofuscadas por Tapu Koko, que consideravelmente tem muito mais poder e Speed.

Talonflame

Talonflame

Talonflame era bem dependente da sua signature ability Gale Wings para ser efetivo, e ele realmente seria um lixo sem ela; então, quando a mesmíssima ability levou um nerf, a sua viabilidade previsivelmente despencou. O principal atrativo para Talonflame era que ele não ligava para speed control ou Speed tiers quando o assunto era causar caos em equipes adversárias, pois seus Brave Birds e Tailwinds tinham prioridade; agora, embora eles ainda tenham prioridade, é uma prioridade limitada, já que Gale Wings só tem efeito quando Talonflame está com o HP cheio. Isso significa que Talonflame nunca pode dar switch in em nada já que seria um risco muito grande; mais notavelmente, a menos que Talonflame utilize Flyinium Z, ele realmente só pode usar Gale Wings uma vez, já que Brave Bird tem recoil e a próxima melhor opção seria Acrobatics sem item, que é imensamente inexpressivo e não apresenta ameaça. Com tudo isso dito, e Mega Salamence também de volta em SM como o atacante Flying-type de primeira classe, Talonflame simplesmente caiu no esquecimento.

Azumarill

Azumarill

Azumarill em si não mudou muito, já que o set que ele usa em SM é praticamente idêntico ao de XY. Contudo, a mudança dele está principalmente no ambiente; já que o metagame tende a ser mais bulky, Azumarill tem muito mais dificuldade em conseguir KOs com Aqua Jet. Ao contrário do metagame de XY, que era mais rápido e muito mais ofensivo, o fluxo de Pokémon mais bulky junto do retorno de Mega Salemence fez o trabalho de Azumarill muito mais difícil. Outro incômodo para Azumarill é o recém-introduzido Psychic Terrain, que bloqueia moves com prioridade destinados a inimigos que tocam o chão, Aqua Jet incluído. Isto, é claro, prejudica Azumarill muito, já que ele depende de Aqua Jet para compensar sua baixa Speed, forçando-o a confiar em Play Rough para atingir a maioria dos alvos sempre que Psychic Terrain está ativo. Contudo, não se engane; Azumarill ainda pode ser perigoso nas mãos certas!

Volcanion

Volcanion

Outrora junto a elite das ameaças do metagame de XY, Volcanion caiu significativamente — e realmente não há uma grande razão, mas sim uma combinação de fatores que levaram à sua desgraça. O mais notável é que sua Special Defense média é um pouco explorável demais, com o metagame de SM tendo um aumento considerável na proeza ofensiva do lado special. Outra é que a sua combinação de tipos, embora decente, deixa-o vulnerável a mais ameaças; isto não seria um problema por si só, exceto que sua Special Defense é, de novo, algo para se preocupar. Ele simplesmente não consegue aguentar por muito tempo quando a maioria das ameaças estão o atingindo no ponto fraco, e também não ajuda o fato de que os poucos physical attackers no metagame como Landorus-T, Zygarde e Tyranitar o atinjam super efetivamente. Um atacante com Speed mediana e Special Defense explorável sem recovery pode ser encontrado sendo empurrado e forçado por Pokémon como Mega Salamence, Tapu Lele e Zapdos vezes demais; pelo menos Heatran ainda pode aguentar um pouco, com seu melhor bulk geral, o tipo Steel e uma Speed maior o ajudando, mas até mesmo ele está caindo de popularidade um pouco. Volcanion ainda pode representar uma ameaça, é claro, mas ele precisa de ajuda e do set certo — um Assault Vest, talvez?

Politoed

Politoed

Politoed realmente não perdeu nada e, individualmente, é literalmente a mesma fera exata de XY, já que tudo o que ele faz é setup de rain e pouco mais. Contudo, o que fez Politoed um perdedor é o fato de que agora há uma real competição para esse único trabalho: Drizzle Pelipper. SM abençoou o pelicano com a nova ability, providenciando um pacote de rain automática, Tailwind, U-turn, um tipo Flying valioso e um check semi-decente para Grass-types em equipes de rain, tudo em um Pokémon. Isso é um mau presságio para Politoed, que ostenta pouco à parte de uma Special Defense maior (e Encore, talvez?). Pelipper oferece utilidade demais para deixar passar, até tendo uma sinergia brilhante com Mega Swampert, assim tirando Politoed do topo do totem.

Aqueles Que São Os Dois

Jirachi Mega Kangaskhan

Ambos Jirachi e Mega Kangaskhan já estavam no auge na sexta geração, o primeiro tendo um suspect test e o segundo tendo dois. Quando SM chegou, era chateante de ver, mas eles de alguma forma, de algum jeito, ficaram melhores no que fazem, o novo ambiente encaixando muito melhor em suas respectivas características. Jirachi, com seu inestimável suporte de Follow Me, deixava os setup sweepers muito livres facilmente, o que é enorme considerando como o metagame é lento; por outro lado, Mega Kangaskhan era capaz de passar por algumas equipes com Seismic Toss enquanto mantia seu HP com Wish em um metagame onde Fighting-types eram muito mal recebidos e nem toda equipe tinha um Pokémon forte o suficiente para vencê-la. Quando você fica tão bom que chega ao ponto de ser banido, meio que fica difícil dizer se é um vencedor ou perdedor!

Para se aprofundar mais no caso dos dois, clique aqui!

Mega Salamence Shaymin-S

De forma similar, é difícil de julgar se um Pokémon é um vencedor ou perdedor se eles caem de DUbers e provam ser bons para serem usados em DOU já que, enquanto eles perderam parte do poder que uma vez tiveram, eles também finalmente são permitidos no metagame padrão! Esse foi o caso com Mega Salamence e Shaymin-S, ambos muito bem acomodados no metagame.

Até agora, Mega Salamence cumpriu as expectativas como uma grande ameaça, capaz de ditar o jogo como tanto um perigoso mixed attacker que usa Tailwind ou um perigoso Dragon Dancer. No entanto, por milhares de motivos, seu Dragon Dance não é mais tão destruidor de partidas como já foi. O mais notável é o aumento de ameaças que podem manter esse set particular na linha; de velhos inimigos como Tyranitar, Mega Metagross e Zapdos a caras novas como Celesteela, Tapu Fini e Tapu Koko, Mega Salamence irá encontrar dificuldade em simplesmente usar Dragon Dance para vencer a partida. A saída de Jirachi também atrapalha, já que ele não tem aquele parceiro duro na queda que lhe dá oportunidades para realizar set up. O nerf de Aerilate também não ajuda, e com o metagame de SM sendo consideravelmente mais resistente, Dragon Dance Mega Salamence simplesmente não tem a mesma capacidade para passar por cima de equipes como já teve. Dito isto — e com o set de Tailwind não sendo um ponto de discussão — Mega Salamence provavelmente permanecerá sob a visão de DOU num futuro previsível.

Por outro lado, a estrela de Shaymin-S deixou de brilhar. Enquanto ele ainda é um atacante respeitável por si só, ele não é mais tão efetivo como já foi. Sua habilidade de induzir flinches com uma probabilidade boa usando Serene Grace Air Slash não é mais o suficiente, já que o metagame ficou bem mais resistente com perdas de momentum sendo muito mais fáceis de minimizar e se recuperar. Já que ele é muito defeituoso como puramente um atacante (ambos seus golpes de STAB em Air Slash e Seed Flare não são 100% precisos, e algumas vezes pode-se perceber a falta daquele golpe final) e um pouco frágil (ainda que a base 100 de HP possa surpreender), ter um de seus principais atributos chave sendo menos efetivo o fez bem mais mediano, com as reduções de stat quase garantidas de Seed Flare sendo a única outra graça salvadora. Ainda, mesmo com isso, o aumento de ameaças resistentes que podem ser um check a Shaymin-S como Zapdos e Celesteela, a introdução de uma ameaça mais rápida notável em Tapu Koko e o aumento de Tyranitar e a sand que traz com ela a quebra de Focus Sashes, atormentam todos Shaymin-S e o tornam muito mais difícil de se usar.

Considerações Finais

Com o surgimento de SM e a vinda de novas características — do Thousand Arrows de Zygarde às abilities Surge dos Guardiões das ilhas, junto com o retorno de um grande vilão conhecido como Mega Salamence — o panorama de Smogon Doubles foi balançado. Uma vez que as melhores das melhores ameaças perderam o encanto e algumas outras ascenderam para um plano maior, enquanto vários Pokemon previamente ignorados e ofuscados voltaram com uma vingança com algo a mais para tentar encaixar no ambiente de SM DOU. Interessado em experimentar o metagame? Cheque seu subfórum aqui!

HTML por The Dutch Plumberjack.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »