Introdução ao Smogon Classic

Feito por Celica. Traduzido por perry.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Snorlax & Tyranitar

Arte por LifeisDANK.

Introdução

Mesmo que o Smogon Classic seja um dos mais recentes torneios oficiais do fórum, ele é o único que foca exclusivamente em gerações passadas, permitindo que não apenas os jogadores mais experientes da Smogon tenham a oportunidade de competir em sua primeira tier Overused, mas também que novos jogadores possam descobrir tiers mais antigas com diferentes mecânicas e particularidades. Os jogadores competem em torneios estilo "Open", adquirindo pontos de forma a alcançar os playoffs e ter uma chance de ganhar o troféu.


Um pouco de história...

Há dois anos, Jorgen notou que embora as gerações passadas marcassem presença em torneios de equipe como a World Cup of Pokémon e a Smogon Premier League não havia nenhum torneio oficial para jogadores que jogavam exclusivamente estas gerações. Ele queria introduzir um torneio no formato do Smogon Tour em que jogadores iriam competir em três gerações diferentes que não faziam parte de torneios oficiais naquele momento - RBY, GSC e ADV - porém alguns problemas foram surgindo, como GSC sendo bastante problemática devido a longa duração de suas partidas ou o fato de que com a sétima geração DPP estaria fora de ambos os torneios. Logo, BKC propôs outra ideia.

BKC

Todo mundo estava meio cabisbaixo com ADV deixando de fazer parte dos torneios oficiais com a chegada de XY já que ADV era (e ainda é) um formato muito amado pela comunidade. Jorgen então propôs um torneio apenas para as três primeiras gerações, porém Ciele teve a ideia de estender o torneio às cinco primeiras gerações, de RBY a BW, usando o formato do Grand Slam. O Pokémon Online também estava realizando um torneio de gerações passadas (embora fosse apenas um melhor de cinco de RBY a BW), que eu havia me inscrito, e queria realmente um formato parecido na Smogon. Eu apresentei a ideia no Inside Scoop e os responsáveis pela área de Torneios (os Tournament Directors) toparam. Entretanto, Ciele é quem realmente merece os créditos (nota do autor: e é muito modesto para aceitar uma entrevista sobre isso). Eu recomendo este torneio até mesmo para novos jogadores pois cada geração de Overused é, na minha opinião, interessante e vale muito a pena tirar um tempo para aprender. Todas são muito divertidas de se jogar; você não tem que se tornar um gênio em RBY da noite para o dia, jogue simplesmente por prazer.


Formato

Como mencionado, cada uma das gerações está representada num torneio individual seguindo o formato de Copa em melhor de três. Baseado nos números de inscritos e sua performance no torneio, você será recompensado com um certo número de pontos utilizando o mesmo formato que o Smogon Tour. Uma vez que os cinco torneios forem finalizados, os 12 melhores competidores na classificação geral irão competir em playoffs de melhor de cinco. Note que há última desse torneio não incluiu ORAS OU e teve o mesmo formato que edições anteriores.


As gerações passadas num breve olhar

Chansey RBY OUé onde tudo começou, e apesar de seu restrito metagame, ninguém pode chamar de simples, mesmo que não existam IVs, EVs (o que significam que os stats de cada Pokémon são maximizados), entry hazards, itens e Team Preview. Entretanto, isso não faz muita diferença já que a maioria dos times são compostos por pelo menos um do que chamamos de os "Big 4": Chansey, Snorlax, Exeggutor e o infame Tauros. Estes Pokémon são tão dominantes que se torna muito difícil jogar sem eles. Existe, porém, um pequeno espaço para se fazer um time anti-meta que pode surpreender seu oponente (por exemplo, Snorlax pode utilizar múltiplos sets enquanto Pokémon raros como Persian podem ser ameaçadores). Finalmente, ter um time que é praticamente o mesmo do seu oponente vai requerer que você jogue de forma inteligente: cada turno pode ser potencialmente decisivo e as partidas normalmente são muito acirradas.

Snorlax GSC OU é uma tier única, e enquanto muitos jogadores a acham "devagar", é a tier de OverUsed que requer a maior quantidade de experiência e conhecimento. A segunda geração trouxe os itens, e Leftovers é o ganha-pão de GSC: tirando Marowak, que faz o uso de Thick Club, todos os Pokémon utilizam Leftovers. Leftovers tem tanto impacto no metagame que levou alguns Pokémon a utilizarem Thief. Com todos os stats maximizados, é bem difícil de se derrotar um Pokémon, o que significa que ter um plano de jogo ao longo prazo é bem importante: você deve jogar como se estivesse em um jogo de xadrez, sempre tentando melhorar sua posição ao final de cada turno.

Existem três estilos de equipe em GSC: stall, offense (times que conseguem derrotar stall, sendo que Explosion é o ataque mais usado) e Baton Pass, que apesar de não ser muito comum, requer uma certa habilidade do usuário. Em qualquer caso, Snorlax é o Pokémon mais dominante da tier: possuindo praticamente tudo necessário ao metagame, é o "pau-pra-toda-obra" que você mais respeita. Paralysis é comumente utilizado por stall e offense, já que permite a equipes stall fazer setup com Belly Drum Snorlax, que é normalmente sua principal forma de infligir dano ao time adversário, e permite a offense derrotar walls mais facilmente. Spikes, que fora introduzido permitindo apenas uma camada, é bastante utilizado pois forma um dos principais pilares do metagame, com usuários de Spikes e Rapid Spin travando uma batalha a parte - o que iniciou a dominância de entry hazards entre as gerações.

Celebi ADV OU, também conhecido como Advanced, é o meio termo entre DPP e GSC: é mais devagar que o primeiro mas mais rápido que o segundo. Sendo comumente considerada a era dourada da estratégia já que tivemos a introdução de IVs e EVs, além de também ser conhecida como um dos - senão o - metagame mais balanceado na história de Pokémon. Tivemos a introdução de diversos novos ataques nessa geração, como Calm Mind, Dragon Dance e Will-O-Wisp. A falta de ataques realmente poderosos (que vieram somente em DPP) torna bulky sweepers mais viáveis, e a maioria dos times são o que você chamaria de "balance" nas mais recentes gerações, com alguns sweepers e um ou dois Pokémon defensivos. Trappers como Magneton e Dugtrio eram bastante comuns pois podiam remover Skarmory, Forretress, Blissey e outros da partida, forçando os jogadores a fazerem certas alterações ao montarem suas equipes. Finalmente, agora era possível até três camadas de Spikes no campo adversário, o que o tornou um importante componente do jogo ao forçar que cada time tenha uma forma de lidar com eles. Tyranitar e sua sand permanente também são uma força dominante na tier, sendo principalmente popular entre novos jogadores.

Enquanto a terceira geração introduziu IVs e EVs e assim modificou para sempre a forma como Pokémon era jogado, DPP OU continuou com essa tendência e adicionou diversas mecânicas novas. A mais importante mudança foi provavelmente a divisão em physical / special; se em gerações anteriores um ataque era special ou physical dependendo de seu tipo, agora cada ataque possui sua própria categoria, o que deu a vários Pokémons diversas novas possibilidades de sets. Além disso, Stealth Rock e U-turn, dois dos mais dominantes ataques já introduzidos foram, também surgiram em DPP junto a vários outros poderosos ataques como Draco Meteor, Close Combat, Outrage, Stone Edge, entre outros. Por último, Choice Specs, Choice Scarf e Life Orb deram a equipes ofensivas novas ferramentas, tornando DPP OU um metagame bastante agressivo onde saber ler a mente de seu oponente e tentar manter momentum é mais importante que nunca. Entretanto, times defensivos ainda podem funcionar, sendo que estes apreciam bastante a diversidade de entry hazards (Toxic Spikes também fez sua aparição nesta geração) e spinblockers disponíveis (Rotom estando presente tanto em equipes defensivas quanto ofensivas) para lentamente derrotar a equipe adversária. DPP OU também deu uma cara completamente nova ao "lead metagame", e Pokémon como Azelf e Machamp eram frequentemente utilizados. Para jogadores inexperientes, descobrir o último Pokémon da equipe adversária era o principal desafio, pois era crucial para o late-game.

BW OU é a última geração onde "weather" é permanente, com Drizzle Politoed e Drought Ninetales fazendo companhia a Tyranitar. Mesmo que vários weather sweepers (especialmente Stoutland e Venusaur) tenham sofrido nerfs no fim do metagame, o weather continua sendo um importante e único aspecto de BW OU. Entretanto, equipes sem o uso de weather continuam completamente viáveis: Volcarona, Dragonite, Latios e Breloom são exemplos de Pokémon que não precisam da ajuda de weather para serem efetivos, e equipes "DragMag" (Magnezone + diversos Pokémon Dragon-type, como Dragonite, Garchomp e etc) são mais do que boas. Entry hazards continuam sendo cruciais nesse metagame devido às limitadas opções de Rapid Spin disponíveis (Starmie, Tentacruel, Donphan, Forretress e Excadrill), a prevalência de spinblockers (como por exemplo Jellicent sendo capaz de funcionar como spinblock e lidar com equipes centradas em rain) e a forma que Defog funcionava. Se você estiver enfrentando uma equipe bulky, Spikes e Stealth Rock muito provavelmente estarão em campo. Apesar da força bruta de equipes hyper offense, equipes de rain ou sand stall e semi-stall não são incomuns (como os famosos cores de Spikes + Magic Guard podem nos mostrar). O metagame é centrado em torno de arquétipos "clássicos" baseados em rain ou sand, equipes bulky sem weather e equipes hyper offense extremamente agressivas. E mesmo que sand seja o estilo mais dominante, sun ainda possui algumas cartas na manga, com Cresselia, para contrapor a alta usagem de Tyranitar e Politoed com Dugtrio e Venusaur. Outra mudança significativa fora a introdução do Team Preview (Ojama se aprofundará um pouco mais abaixo).

Celica

Olá Ojama! Você é o campeão do primeiro Smogon Classic. Esse torneio tem um significado especial para você?

Ojama

Sim, principalmente porque eu sinto que esse torneio se tornou o mais prestigioso da Smogon mesmo que existam jogadores que discordem disso; ser consistente em cinco tiers requer uma enorme quantidade de tempo e já que sou um fã dos metagames mais antigos vencer o Smogon Classic foi muito especial para mim. Eu particularmente acho que o top 12 do primeiro Smogon Classic foi um dos torneios mais competitivos de toda a história da Smogon.

Celica

Você também venceu outro torneio que traz gerações antigas no Smogon Tour. Você enxerga alguma similaridade entre esses dois torneios?

Ojama

Nah, eles são completamente diferentes. A preparação para os dois torneios não pode ser comparada. O Smogon Tour pode ser dividido em dois torneios: a temporada regular e os playoffs: a temporada regular pode ser comparada a uma maratona (ainda mais considerando que agora que replays estão sempre disponíveis depois que uma partida é finalizada), então você precisa ter uma variedade grande de times e escolher um que garanta que você não enfrente uma counterteam no round seguinte; você não prepara uma equipe específica para o torneio, apenas trás aquelas reconhecidamente efetivas e reza para conseguir a maior quantidade de pontos possíveis. Já os playoffs pode sim ser comparado ao Smogon Classic, já que você tem que se preparar para um oponente, do primeiro round às finais, e, pessoalmente, a minha preparação varia bastante dependendo do torneio que eu estou competindo. Eu também acho que os playoffs do Smogon Classic são bem mais difíceis de se alcançar para um jogador desconhecido. Jogadores mais novos podem achar isso rude, mas essa é a verdade: eles têm muito mais chance de alcançar os playoffs do Smogon Tour agora que DPP e ADV não estão incluídas, porém esse não é o caso com o Smogon Classic já que RBY e GSC são dominadas por jogadores excepcionais (sendo que pessoalmente eu acho que GSC é a única tier em que 99,9% das vezes você irá ganhar uma partida contra um random se você realmente conhecer a tier). Também acrescento que os Smogon Tour que eu, BKC e McMeghan ganhamos eram bem diferentes do formato que existe hoje.

Celica

Mas você ainda aconselharia novos jogadores a aprenderem a jogar tais metagames?

Ojama

Sim, pois são os melhores e mais competitivos. ADV é praticamente um metagame perfeito (malditos Spikes) e DPP é uma tier fantástica mesmo que venha sofrendo com jogadores de gerações mais recentes. GSC também é bem interessante e está longe de ser o metagame chato que todos pensam; RBY é RBY e como GSC, não é apenas pura sorte e clicar botões esperando um crit/freeze/para. É sim uma tier que não pode ser comparada com as outras, mas é bem interessante e provavelmente uma das mais divertidas de se jogar, com diversos 50/50s e etc. Infelizmente, Pokémon se transformou em um jogo onde a mentalidade de ter um matchup favorável afetou todos, sendo que poucos times são reciclados por todo mundo - e essa mentalidade chegou até mesmo a DPP, o que é bem triste. De qualquer forma, eu obviamente recomendo que eles aprendam a jogar tais gerações, porém façam suas próprias equipes: você não pode dominar uma tier se você simplesmente pega equipes dos outros.

Ah, jogar sem Team Preview também também é uma ótima razão para se jogar gerações antigas! Eu havia dito anteriormente que existe uma obsessão pelo matchup, e isso se relaciona ao Team Preview, pois ele meio que forçou isso em gerações recentes, enquanto que em gerações anteriores o fator surpresa era muito importante pois adicionava um outro nível a estratégia de ambos os jogadores, pois causa um enorme impacto ao formar um time e ao jogar; você pode entrar numa partida com um time que parece frágil no papel e fraco a certas ameaças, porém graças ao fator surpresa e "lead matchup" (que é a chave para a maioria das vitórias) você pode acabar vencendo caso o seu oponente escolha um certo ataque em seu Choice-(Scarf, Specs ou Band) Pokémon e permita que você consiga fazer setup com o seu último Pokémon (Swords Dance Lucario é o melhor exemplo).

Celica

Uma entrevista bem informativa. Obrigado pelo seu tempo, e boa sorte em torneios futuros!

Ojama

Obrigado e de nada!


Conclusão

O Smogon Classic é um dos torneios mais prestigiados de todo o site, e é fácil de se entender o motivo; apenas aqueles que dominam cinco gerações conseguirão alcançar os playoffs e vencer. Entretanto, também é a melhor forma de se descobrir novos metagames, então não hesite em jogar! O fórum Ruins of Alph traz tudo que você precisa saber para se tornar o próximo campeão do troféu branco!

HTML por Dominatio e The Dutch Plumberjack | Scripts por Quite Quiet e Toast++.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »